O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto consiste em um título de renda fixa. Ele é um programa desenvolvido em 2002 pelo Tesouro Nacional – que é o órgão do Governo Federal responsável pela gestão da dívida pública – e a BM&FBovespa, atual B3.
O objetivo do investimento de renda fixa é possibilitar que pessoas físicas se tornem aptas a comprar papéis do Governo Federal pela internet, ou seja, o objetivo principal é garantir a acessibilidade a todos.
De acordo com o relatório do Tesouro Nacional referente a setembro de 2023, houve um total de 26.161.352 de investidores cadastrados até o final do mês (outubro/2023). O que representa aumento de 21,3% nos últimos doze meses.
Ou seja, ele engloba desde os pequenos até os grandes investidores. Na prática, qualquer pessoa tem condições de “emprestar” dinheiro para o governo por meio do investimento em um título do Tesouro Direto.
Ainda neste sentido, o Tesouro Direto vem se tornando conhecido por apresentar a remuneração que também pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.
Vale ressaltar que a sua flexibilidade possibilita aplicações levando em conta valores considerados bem baixos.
Lembrando também que é possível encontrar diferentes alternativas de títulos públicos à venda. Todos eles destinados para vários perfis de investidor. É neste momento que, com uma boa conversa sobre o seu desejo de investir, consigo avaliar e oferecer excelentes alternativas de investimentos.