Flávio Roberto

O que é Renda Variável?

Renda Variável

Em linhas gerais, investimentos de renda variável são aqueles cujo retorno é imprevisível no momento do investimento. O valor varia conforme as condições do mercado – e, consequentemente, a remuneração que as aplicações oferecem segue esse mesmo princípio.

É o oposto dos investimentos de renda fixa. Nesse caso, o cálculo da remuneração é previamente definido e conhecido desde o momento da aplicação. Basta pensar no funcionamento dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto. Ao comprar um título de inflação, o investidor sabe desde o início que receberá uma taxa de juros anual mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ao longo dos anos.

Na renda variável, não é possível ter esse nível de certeza. Quem compra a ação de uma empresa sabe que embolsará a valorização do papel no decorrer do tempo – mas de quanto será essa valorização? Impossível saber de antemão. Não dá para garantir nem que haverá ganhos, porque os papéis podem desvalorizar no período.

Quem compra um título de renda fixa “empresta” dinheiro para alguém – empresas ou governos – em troca de juros. Já quem aplica em papéis de renda variável em alguma medida entra no capital do emissor, direta ou indiretamente. É o que acontece com quem compra uma ação de empresa. Sua expectativa é de que a companhia apresente bons resultados e cresça, porque é isso que vai fazer o valor da ação aumentar.

Tipos de investimento em Renda Variável
Existem diversos produtos disponíveis para investir em renda variável, dos mais simples aos mais sofisticados. Cada um deles têm características próprias de risco e liquidez. A escolha do mais adequado para cada investidor depende de uma avaliação prévia criteriosa. Conheça os tipos de investimento em renda variável mais comuns no mercado:

Ações: Negociadas na bolsa de valores.
Fundos Imobiliários (FIIs): Os FIIs podem ter as cotas negociadas no pregão da B3.
ETFs Exchange Traded Funds: As cotas negociadas no pregão da bolsa , como as ações.
Opções: representa o direito de comprar ou vender uma ação
Câmbio: O investimento em câmbio envolve aplicações baseadas em moedas.
Futuros: Esses contratos são negociados no pregão da B3
Fundos de Investimento: Vários tipos de fundos permitem investir em renda variável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

parabéns pela decisão

Eu mesmo, Flávio Roberto, entrarei em contato!

Abra sua conta

Preencha os dados e aguarde a confirmação por SMS.